Qual a importância do marketing no agronegócio?

image
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

De acordo com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), em 2021, o agronegócio brasileiro movimentou mais de 100 bilhões de dólares, o que atesta a vocação do país para o setor. Os números de 2021 superaram o recorde anterior, que era de 2018. Os amplos resultados do agronegócio geram empregos, divisas para o país e abrem inúmeras oportunidades em diversas frentes de trabalho.

Dar visibilidade para estes feitos, que destacam o Brasil diante do mundo, e tornar o assunto conhecido pelas pessoas, atrela ao agro o trabalho feito com marketing e comunicação. “Já viajei o nosso país todo, conheci inúmeras culturas, diversas aplicações de tecnologia e temos motivo para nos orgulharmos do que fazemos aqui (no Brasil)”, comenta Monaliza Pelicioni, especialista de marketing para o agronegócio e sócia-diretora da Pelicioni Comunicação, agência de marketing para o agronegócio com sede em Campinas – a maior cidade do interior do Estado de São Paulo.

Um negócio que apresenta crescimento, e bate recorde, mesmo diante de uma recessão econômica e uma crise global causada por uma pandemia, merece destaque e reconhecimento. O fato é que tornar esse tema conhecido para grande parcela da população acaba sendo um desafio e tanto. “Às vezes, nem os funcionários de uma fazenda altamente produtiva têm a noção do tamanho da contribuição do setor para a economia do país”, alerta a especialista em marketing para o agronegócio da Pelicioni Comunicação.

Do campo para o público

Traduzir o que é feito no campo, para fora dele e para além dos dados divulgados periodicamente para o público, é preciso encontrar mecanismos de marketing e comunicação que conheçam o setor. E algumas vantagens podem ser citadas aqui, para empresas – que independente do porte – estão pesquisando sobre marketing para o agronegócio. Vejam:

1. Tornar-se mais conhecida
O marketing para o agronegócio pode traduzir de maneira simples e direta o imenso trabalho realizado no campo todos os dias. Isso gera credibilidade e conhecimento massificado, com contribuições diretas para reposição de mão-de-obra especializada e novas oportunidades de negócio.

2. Fidelização do cliente
Ao tornar sua marca e suas ações mais conhecidas, o cliente sente mais segurança na hora de fechar um negócio. Conhecer os estágios da produção, a tecnologia utilizada e o manejo da operação, farão seu produto ser valorizado.

3. Imagem e reputação
Já ouviu a frase de que “imagem e reputação não têm preço”, pois é, este é um caso clássico. Boa imagem e reputação, abrem portas para novos negócios, garantia de vendas e fatia de mercado, acesso a linhas de financiamentos com custos mais competitivos e, claro, melhor margem para os lucros. O que pensam sobre sua marca refletem o que ela é.

Agência especialista em agronegócio
Com longa experiência em agronegócio, a sócia-diretora da agência Pelicioni Comunicação, Monaliza Pelicioni, é uma jornalista de destaque nacional quando o assunto é agronegócio, sendo inclusive premiada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) na categoria Televisão. Com experiências em afiliadas da Rede Globo, SBT e Record, a jornalista especialista em agronegócio também desenvolveu projetos independentes para canais educativos ao longo da carreira.

Ao estar à frente da Pelicioni Comunicação, agência especializada em marketing para o agronegócio, a jornalista – que é sócia de Márcio Corrêa, que tem mais de 16 anos de experiência em telecomunicação, Monaliza lidera um time com vasta experiência em agronegócio. “Nós alavancamos marcas existentes, mas também tornamos empresas de pequeno porte conhecidas para os públicos de interesse”, comenta a jornalista que possui no portfólio grandes empresas do agro nacional.

Ficou interessado? Conheça mais sobre a agência e os profissionais que atuam nela.

Sidnei Ramos

Jornalista e Gestor Empresarial que há mais de 10 anos trabalha com Comunicação Corporativa e acumula experiências em TV, Rádio e Assessoria de Imprensa.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn