Como é o seu relacionamento com o seu cliente?

pelicioni - relacionamento cliente
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Em algum momento você já deve ter ouvido que o melhor marketing para uma empresa é um cliente satisfeito, e podemos dizer que isso de fato, é verdade. Não importa o quanto você invista em redes sociais, em marketing digital, outdoor e comerciais na tv, se você não investir na principal estratégia de negócios que sua empresa pode ter – a satisfação do cliente, e isso não depende apenas de oferecer um bom produto, mas sim, do relacionamento que você tem com ele. Ter um bom relacionamento é a chave para que o seu negócio tenha um bom desempenho.

O tipo de relacionamento que você tem com o cliente reflete de maneira direta no seu resultado. Saber entender o perfil de cada um deles e como se relacionar é fundamental para fidelizá-lo e te diferenciar da concorrência. Quando uma equipe é capaz de tornar o relacionamento com o cliente agradável, é esta a lembrança que ele terá da sua empresa, e isso aumentará as chances de que ele não somente retorne, como também, te indique para outras pessoas. Afinal, quem não gosta de ter um bom atendimento, não é mesmo?

Algumas atitudes inadequadas, muitas vezes não intencionais, acabam prejudicando a reputação da empresa. Umas delas, é pensar que só deve se importar com o relacionamento quando o contrato já estiver assinado, mas é muito difícil uma empresa te considerar para o negócio se não tiver um nível de simpatia e confiança. Sua proposta até pode ser atraente para o bolso dele, mas se ele não se sentir seguro e confortável com o relacionamento, não confiará o trabalho a você. E quando falamos em segurança, não estamos falando das experiencia e dos resultados que você já teve, mas sim, da importância que você dá para o seu cliente. Estar atento a tudo que ele diz, lembrar de pequenos detalhes na hora do bate-papo, mostrar seu interesse no assunto e até mesmo dar sugestões sem qualquer interesse na venda, são maneiras de mostrar ao seu cliente que você realmente se importa com ele, e são atitudes como essas que fazem a diferença.

Se você concentra toda a energia da sua empresa no relacionamento com o cliente antes mesmo de fazer a venda, você saberá qual a melhor estratégia para o sucesso dele e consequentemente o seu. Quando o cliente percebe que sua empresa realmente se preocupa com ele e não somente com o contrato, cria um relacionamento transparente e verdadeiro. E estar em sintonia com o seu cliente, é fundamental para oferecer soluções que realmente funcionem.

Patricia Monari

Jornalista com experiência em produção de conteúdo, tv e assessoria de imprensa. Campineira, amante de livros, séries e viagens.

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