Como transformar engajamento em clientes? Descubra com a gente

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Você e/ou seu estabelecimento comercial já estão nas redes. Existe periodicidade de postagens, estudo sobre temas relevantes e métricas de avaliação de engajamento. O feed está bem organizado, os stories buscam interações e as postagens estão rendendo curtidas e comentários. O engajamento existe! Mas, onde está a conversão em clientes? Vamos buscar entender. Leia este post até o fim e, na dúvida, escreva nos comentários que nós iremos responder você.

Se você tem engajamento, já partimos, então, da suposição de que todos os elementos descritos acima estão funcionando. Entretanto, você precisa ir além, é necessário ter clientes, converter o engajamento em vendas e para isso vamos definir uma palavra que irá te guiar: o envolvimento. Sim, engajar uma causa, uma marca, etc, significa unir ideias, aumento o volume, haver concordância, mas isso não significa que existe envolvimento com o seguidor. Vamos explicar.

O que pode estar acontecendo é que apesar de concordar com os posts, gostar do que estão vendo e lendo, eles não se sentem parte e, cá entre nós, as redes sociais é justamente o espaço democrático mais sonhado para os de opinião livre. Trazendo isso para o marketing e vendas, o seu seguidor busca interações. Comentários sem curtida, dúvidas sem respostas é igual a soma de 1+1, levará ao distanciamento entre sua marca e o consumidor.

Não pode existir impeditivos entre você e o cliente, por isso é importante investigar, entender o comportamento e propor soluções. Some a isso, a definição de metas, algo que precisa ser claro para você e seu time, afinal sem direção o destino pouca importa. Saber onde quer chegar é fundamental para traçar estratégias, medir resultados durante o percurso e chegar ao objetivo.

Observar e avaliar pela ótica do cliente (o famoso use experience) é outra dica importante. Afinal, uma experiência fragmentada, assuntos que se diferem entre diferentes redes e a complexidade dos temas pode manter os seguidores, mas afastar as interações e o interesse.

Comunicação clara, personalizada e estudo sobre o comportamento do usuário, são premissas essenciais para a conversão pelas redes sociais. Na Pelicioni Comunicação, por exemplo, o Marketing Digital e a Assessoria de Marketing, trabalham com métricas e objetivos alinhados com os clientes, para que esse modelo de negociação tenha sucesso, com o uso de técnicas de Inbound Marketing no B2B ou B2C.

Sidnei Ramos

Jornalista e Gestor Empresarial que há mais de 10 anos trabalha com Comunicação Corporativa e acumula experiências em TV, Rádio e Assessoria de Imprensa.

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