Coronavírus – Veja como posicionar a sua empresa diante da pandemia

surto-de-texto-com-coronavirus-com-o-mapa-do-mundo-e-o-hud_34645-837
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Em dezembro de 2019, a descoberta de um novo coronavírus – Covid-19 na China, colocou em alerta todo o planeta. Não demorou muito para o vírus se propagar para os demais países e chegar ao Brasil, sendo classificado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A situação mudou a rotina não somente dos brasileiros, mas também da população mundial. Medidas preventivas vêm sendo tomadas pela sociedade do mundo todo, com a intenção de evitar a propagação do vírus e assim combater a pandemia.

No Brasil, em locais onde já acontece a chamada transmissão comunitária do vírus, como no Rio de Janeiro e São Paulo, as recomendações do Governo Brasileiro passam a ser mais severas. O Ministério da Saúde recomenda que empresas adotem home office e que aulas nas instituições de ensino sejam suspensas. Eventos que reúnam um grande número de pessoas, como jogos de futebol, shows, manifestações, cruzeiros turísticos e até mesmo viagens internacionais, também devem ser cancelados ou adiados.

Medidas preventivas também estão sendo adotadas com relação ao comércio. O Governo de SP determinou que todos os shoppings centers da capital e cidades da região metropolitana, deverão suspender as atividades. O mesmo será aplicado para as academias de ginástica.

Diante deste cenário, é preciso manter a calma e usar as estratégias digitais a favor da empresa tornando a marca uma importante ferramenta de posicionamento e conscientização perante a sociedade.

Selecionamos algumas ferramentas importantes que podem fazer a diferença nesse momento de crise mundial e que a empresa pode adotar para amenizar o impacto nos negócios e tornar-se mais admirada no segmento.

Comunicação interna eficiente

Uma comunicação interna bem feita, além de conscientizar os colaboradores sobre o vírus, também mostra o respeito e a importância que a empresa tem com ele. O uso de ferramentas como o e-mail marketing, material impresso e disponível em pontos estratégicos, envio de newsletter e o uso da intranet, são algumas das ferramentas de endomarketing que auxiliam a manter o time em alerta sobre a saúde dele e da família, além de torna-lo multiplicador da informação fora da empresa.

Posicionamento nas mídias digitais

A criação de conteúdos com linguagem clara, adequada e objetiva, auxiliam no entendimento da real situação, criando uma percepção positiva a respeito da marca. Essa comunicação pode ser feita de várias formas – com uma linguagem para o público em geral, para o seu colaborador e também para o seu cliente. Compartilhar as ações internas que a sua empresa está tomando pensando na saúde dos colaboradores e dos clientes; utilizar de fontes seguras como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para compartilhar medidas de prevenção, sintomas, práticas de higiene e informações atualizadas, são alguns dos conteúdos importantes para um plano de divulgação no atual cenário.

Elaboração de vídeos e podcasts informativos

Em tempos de fake news, é importante que a sociedade tenha acesso a conteúdo profissional e de qualidade. Apostar em podcast e vídeos com especialistas com o intuito de informar, entender, ensinar e solucionar dúvidas sobre o tema, ajuda a marca a ficar em evidência por meio de conteúdos relevantes.

Materiais online

Como falamos acima, o vídeo é uma excelente ferramenta de informação, e nesse caso não é diferente. Apostar nessa ferramenta para disponibilizar material como apresentações e treinamentos aos funcionários, é uma solução temporária que pode amenizar a crise e apresentar alternativas para as empresas que optaram em manter seus funcionários em home office.

As instituições de ensino também podem aderir a essa estratégia para garantir a continuidade ao processo educacional, disponibilizando material pedagógico online para os alunos estudarem durante a suspensão das aulas. Colégios do mundo todo já estão adotando a educação online como estratégia. Os professores gravam as aulas e disponibilizam os conteúdos diariamente aos alunos na plataforma do colégio ou até mesmo em páginas restritas no youtube.

Faça a diferença! Use o marketing digital para engajar a sua empresa na comunidade e não, ficar fora dela. Este é o momento em que ela mais precisa!

Patricia Monari

Jornalista com experiência em produção de conteúdo, tv e assessoria de imprensa. Campineira, amante de livros, séries e viagens.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Marketing Digital Criação de sites Gestão de Marcas

Estratégias para sua empresa se diferenciar e continuar na ativa durante a crise.