Gestão de tempo: como melhorar e produzir mais

Gestão do tempo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você tem dificuldades para fazer a gestão do seu tempo? Isso é mais comum do que você imagina e considerado por muitos como um dos vilões da vida pessoal e profissional.

Embora todos tenhamos 24 horas para desenvolver nossas suas tarefas, alguns se destacam por conseguirem ser mais produtivos, enquanto outros chegam ao final do dia frustrados por não avançarem na sua lista de afazeres, isto quando ela existe, além dos sentimentos de culpa, incapacidade, ansiedade e nervosismo.

Com a chegada da pandemia do coronavírus, a rotina das pessoas mudou em vários aspectos e a administração do tempo tornou-se um desafio maior. Basta lembrar do início do trabalho em home office. Foram dias exaustivos ao conciliar as demandas profissionais em um lugar ocupado pelos familiares, sem contar as inúmeras reuniões em vídeo chamadas, sinalizações dos aplicativos de celulares a todo instante entre, outras situações.

Se você respondeu “sim” para a pergunta feita no início do artigo, saiba que existem técnicas que podem aplicadas para fazer a gestão do tempo na prática. Veja algumas delas:

⏳ Planejamento – reserve alguns horários do dia e faça uma lista com as demandas em ordem de prioridade. Estabeleça metas e prazos, sinalize as mais urgentes e inclua tempo para possíveis imprevistos;

⏳ Delegue – verifique quais das atividades relacionadas podem ser delegadas para outras pessoas;

⏳ Faça pausas – é importante fazer algumas paradas para descansar um pouco o cérebro e conseguir mais energia e criatividade durante a sua jornada. O método Pomodoro é uma alternativa. Para cada 25 minutos na ativa, tire 5 de pausa. Ao completar 4 ciclos de 25 minutos, descanse 15h. Há aplicativos que podem lhe ajudar.

⏳ Evite a procrastinação – este é um dos fatores que mais atrapalham a rotina. Identifique tudo que causa distração e encontre formas de eliminá-las.

O planejamento do tempo está relacionado com a sua qualidade de vida, portanto, estabelecer momentos de lazer, descanso e incluir atividades prazerosas na sua rotina é fundamental para o seu bem-estar, além de dar aquela energia para o cumprimento de suas tarefas diárias.

Para finalizar, uma frase do escritor americano Napoleon Hill para reflexão:
“Nossas realizações nascem de planos organizados que criamos na imaginação”.

Lilian Rodrigues

Relações Públicas, jornalista, especialista em marketing, escritora, docente e apaixonada pelas ciências comportamentais.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Marketing Digital Criação de sites Gestão de Marcas

Estratégias para sua empresa se diferenciar e continuar na ativa durante a crise.