Marketing Criativo: Por que as empresas estão apostando em conteúdos que despertam memórias no grande público?

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No último mês a Renault do Brasil, gigante na fabricação de carros, foi notícia no País e desta vez não somente pelo lançamento de um novo modelo, mas pela forma como o fizeram.

O comercial que apresentou o novo Kwid Outsider trouxe de volta o desenho “Caverna do Dragão”, que foi sucesso absoluto na década de 80 e até hoje alimenta curiosidade e opiniões sobre o desfecho da história.

A série animada mistura aventura e fantasia através da história de um grupo de jovens que, após entrarem em um brinquedo em um parque de diversões, foi parar em uma caverna mágica, cheia de monstros e vilões. Embora recebessem dicas do “Mestre dos Magos” sobre como encontrar a saída, voltar para casa era uma tarefa difícil. Desde então, o desenho sempre foi associado a fatos impossíveis. Após 27 episódios a série foi cancelada por falta de verba, deixando os fãs na angústia de não saberem o fim da história.

A grande jogada de marketing da Renault foi assimilar o lançamento ao desenho, propondo que o novo carro de caráter aventureiro, seria capaz de realizar tarefas impossíveis. E como todos sabem, não há nada mais impossível que tirar a turma da Caverna do Dragão. Foi uma estratégia que despertou nostalgia em grande parte dos espectadores e trouxe à tona lembranças de mais de 30 anos.

Conteúdos como este estão cada vez mais frequentes nas redes sociais, principalmente Instagram e Facebook. São posts modernos e divertidos que estão ganhando cada vez mais espaço no marketing digital.

O marketing criativo é uma estratégia para despertar a atenção dos clientes de uma forma inovadora. São conteúdos descontraídos e relacionados com os acontecimentos da atualidade, como músicas, vídeos de YouTube, séries, um trecho de um filme e também os famosos memes da internet.

Não é à toa que em menos de um mês o comercial já teve quase 30 mil visualizações, além de ser o assunto mais comentado nas redes, até com especulações sobre a produção de um longa-metragem para satisfazer a vontade dos fãs da série.

Esta não foi a primeira vez que a empresa apostou no marketing criativo para atrair a atenção do público. Em fevereiro, a campanha “La Pagadora”, protagonizada pela cantora Anitta, foi líder em visualizações. O comercial foi baseado no drama brasileiro em pagar os boletos de início de ano com um enredo de novela mexicana, que foi sucesso há alguns anos no Brasil.

Além dessa estratégia viralizar rapidamente, o conteúdo pode fortalecer o relacionamento com o cliente, fazendo com que se identifique com as situações e crie intimidade com a empresa, facilitando um contato mais próximo e informal.

Muitas empresas já estão apostando nessa ideia, porém, é preciso ter um bom planejamento para implementar a ação. É necessário identificar o perfil da empresa e cliente. Embora seja a ação do momento, as vezes a empresa necessita uma linguagem mais séria e formal, e um conteúdo com essa temática pode trazer um retorno negativo. A internet é um grande potencializador de resultados, mas também é preciso estar preparado para as controvérsias.

Por isso, é muito importante que as empresas tenham profissionais de marketing e comunicação aptos para realizar uma boa estratégia.

Monaliza Pelicioni

Formada em jornalismo e pós-graduada em marketing. Mãe, esposa e sócia-diretora da Pelicioni Comunicação

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