Pequenas empresas, grandes ideias

Pequenas empresas, grandes ideias.png
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Ao contrário do que se imagina, os pequenos negócios precisam – e muito – de inovação para se manterem firmes e prosperarem. Mesmo com as inúmeras tarefas, essa pode ser uma excelente jogada para diferenciar o seu negócio do restante do mercado.

Independente do tamanho do seu negócio, a inovação acontece como uma oportunidade e pode estar presente em várias frentes, desde uma ideia genial até ações mais simples, mas que são o “pulo do gato” que a sua empresa precisa naquele momento.

O primeiro passo para inovar é conhecer o seu mercado e o que você está fazendo dentro dele. Ter claro em seu plano de negócios quais são as suas metas, o seu público e o que você deseja comunicar, por exemplo. Assim, é possível saber o que falta ou pode ser um plus para tocar o seu negócio para frente.

Outra forma de inovar e que pode estar ao alcance dos pequenos negócios é o treinamento de equipe. Investir nos seus colaboradores é uma forma de proporcionar crescimento e motivação para ele, mas também para a sua empresa, já que é lá que tudo vai ser colocado em prática.

Estratégias usadas por grandes marcas também podem ser uma inovação para a sua empresa, quando comparada a outros pequenos negócios do seu mesmo segmento. Grandes lojas de móveis, por exemplo, costumam criar ambientes decorados para que o cliente já imagine os produtos dentro de sua casa. Que tal tentar o mesmo para vender mais?

Investir em tecnologia e conhecimento também é fundamental para que você tenha o aprimoramento necessário para tocar o negócio. Cursos online e leituras podem ajudar nesse processo, além de consultorias de órgãos especializados como o Sebrae.

Aproveite esta leitura, para analisar o cenário da sua empresa e determinar as estratégias ideais para o crescimento do seu negócio. Não deixe o tempo passar, quanto antes implementar suas novas ideias, mais breve será o seu retorno.

Patricia Monari

Jornalista com experiência em produção de conteúdo, tv e assessoria de imprensa. Campineira, amante de livros, séries e viagens.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estratégias para sua empresa se diferenciar e continuar na ativa durante a crise.