Reposicionamento de marca: a importância de um logo alinhado com a identidade da empresa no presente e no futuro

reposicionamento-610x305_fc532e022ff9d20673e71ed75780d9a7
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Por definição, “logotipo” é uma expressão derivada de duas palavras gregas que juntas podem ser traduzidas como “significado da figura”. De fato, na publicidade e no marketing, as empresas desenvolvem suas identidades visuais baseadas em letras ou imagens, sempre com o objetivo de serem reconhecidas pelos clientes através delas. Mas, depois de ser criada e estar consolidada no mercado, é possível atualizar essa identidade sem perder o impacto visual de reconhecimento que ela já gerava?

Assim como as pessoas, marcas crescem, amadurecem, e por vezes ficam desconectadas com a identidade visual que tinham no início. Um exemplo prático disso é o Instagram. Quando foi criado, em 2010, o aplicativo era representado pela imagem de uma pequena câmera, que remete àquelas de fotos instantâneas, já que essa é a finalidade da ferramenta em que os usuários postam imagens que podem ser editadas manualmente ou através de filtros. Seis anos depois, a rede social (que hoje acumula mais de 1 bilhão de usuários e não para de crescer), se reinventou e passou a ser representava por um ícone do mesmo tamanho, também com as bordas arredondadas, ainda com elementos que lembram uma câmera fotográfica, mas com a cor completamente diferente.

Nessa mudança, o objetivo era modernizar a marca para acompanhar as mudanças que ela tinha alcançado durante a trajetória, o que aconteceu de forma natural e “sem traumas”, já que a essência de ser um aplicativo de fotografia foi mantida e os usuários entenderam a atualização.

Outro exemplo é o banco Bradesco, que no ano passado também alterou seu logo. A empresa se apresentava da mesma forma desde 2012 e com as novas ferramentas digitais disponibilizadas pelo gigante, era preciso fazer com que sua “cara” estivesse alinhada à modernidade pregada em suas propagandas. As alterações foram minimalistas, como o alinhamento de dois traços, representando a relação entre a instituição e os clientes, e na tipografia, onde a letra “b” passou a ser usada em caixa baixa.

Em grandes ou pequenas mudanças durante esse processo, é fundamental que os elementos pelos quais a marca já é conhecida permaneçam, mas estejam presentes de forma mais moderna, alinhados inclusive com o que a empresa busca se tornar no futuro. Ao criar uma nova identidade, a empresa desenvolve uma nova forma de comunicação com seu público-alvo. Qual mensagem ela busca passar? Outro ponto importante é contar a esse público que
você mudou e os motivos que levaram a marca até aquele formato.

O reposicionamento de uma marca no mercado pode acontecer de muitas formas, avaliando diversos cenários, mas precisa ser realizada com segurança. Toda mudança, sobretudo envolvendo identidade, causa insegurança, mas é preciso se transformar para atingir mais pessoas e alcançar novos lugares.

Pamela Cadamuro

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Marketing Digital Criação de sites Gestão de Marcas

Estratégias para sua empresa se diferenciar e continuar na ativa durante a crise.